Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Publicidade

Ad



A Faculdade Cathedral oferece atendimento gratuito na área de fisioterapia uroginecológica. Os serviços são prestados por profissionais e estudantes do ambulatório em uroginecologia da Clínica Escola em Fisioterapia da instituição. Em funcionamento desde o início deste mês, são oferecidas sessões para ajudar pacientes com disfunções do assoalho pélvico como as incontinências urinárias e fecais e prolapsos genitais (conhecida como bexiga caída).
A supervisora do estágio de ginecologia e obstetrícia, Francieli Romano, lembrou que esse é o primeiro ambulatório no Estado que faz atendimento nesta área. “Trata-se do único atendimento fisioterapêutico gratuito nas disfunções pélvicas em Roraima”, enfatizou. O serviço é ofertado em parceria com o Centro de Referência da Mulher, que encaminha as pacientes para o ambulatório.
“Assim como o ambulatório de uroginecologia, também oferecemos assistência obstétrica fisioterapêutica durante o pré-natal, em que as gestantes são acompanhadas toda a semana, realizando exercícios para proporcionar uma gestação, parto e puerpério mais saudáveis”, disse. A estimativa é fazer 72 atendimentos semanais, sendo 60 somente de gestantes.
O local possui toda estrutura necessária para atender as pacientes. “Temos um ambulatório completo com equipamentos (aparelhos e sondas), bolas suíças para realizar tanto a eletroestimulação como a cinesioterapia. Todos esses trabalhos são apoiados pelo presidente Haroldo Cathedral, que nos incentiva a sempre oferecer o melhor atendimento para a comunidade”, frisou Francieli.
A avaliação é agendada na clínica de Fisioterapia da Faculdade Cathedral, no bairro Caçari, e os atendimentos são de terça a sexta-feira, das 9h às 12 horas. Para auxiliar nos atendimentos, o ambulatório conta com sete acadêmicos do 10º semestre do curso de fisioterapia. A coordenadora de Fisioterapia, Denise Rasia, ressaltou que a área de atendimento é ampla. “Este serviço é singular porque não se restringe somente ao atendimento de gestantes, sua atuação é mais ampla, uma vez que são ofertados também na área de uroginecologia”, disse.
A professora Eliane Oliveira, 50 anos, precisava de atendimento uroginecológico e assim que começou procurar foi logo atendida. “Foi uma amiga que me indicou o serviço aqui. Ótima iniciativa, uma alternativa muito bem-vinda, especialmente para aquelas pessoas mais necessitadas e que sofrem com problemas assim”, comentou.
Vânia Castro, 30 anos, está grávida do primeiro filho e faz estimulação para parto normal. Como a gravidez é de alto risco, ela buscou atendimento no Centro de Referência da Mulher e de lá foi encaminhada para o ambulatório. “Me indicaram fazer essas estimulações por aqui. Estou gostando muito. É um projeto muito viável para as grávidas que passam por esse processo de alto risco, até para se sentirem melhor, mais seguras”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário