Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Publicidade

Ad



O calendário de saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve ser anunciado pelo governo amanhã (14). Após a liberação do cronograma, o saque deve acontecer de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.
A Caixa Econômica Federal vai criar canais exclusivos para informar aos beneficiários sobre o saque. A ideia é evitar uma corrida às agências. “A liberação das contas inativas do FGTS é também política social. Temos R$ 42 bilhões retidos nessa fonte”, disse o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.
O banco estuda ainda abrir as agências aos sábados para facilitar os saques e criar um site específico de orientação aos trabalhadores que tem depósitos a sacar.
Atualmente, é possível verificar os saldos de contas inativas do FGTS através do site da Caixa, SMS, nas agências do banco e pelo aplicativo do FGTS. Após receber denúncias sobre a divulgação de cronogramas falsos e canais não oficiais que são oferecidos aos beneficiários através de redes sociais, a Caixa alerta que todas as informações devem ser consultadas no site oficial do banco.
Vale lembrar que uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho. O trabalhador deve estar afastado do emprego pelo menos desde o fim de 2015 para poder fazer o saque deste recurso.
Para quem não tem contas inativas, é possível usar o valor retido no Fundo para necessidades especiais urgentes, como desastre naturais, doenças graves e falecimento do trabalhador - nesse caso, o saque é feito pelos dependentes.

ALERTA CONTRA FRAUDES: A Caixa alerta que muitos sites estão sendo colocados no ar informando que é possível fazer a consulta do saldo da conta inativa, com o objetivo de capturar os dados das pessoas para cometer fraudes ou vender o domínio das informações. Além disso, o banco já identificou mais de uma centena de perfis falsos se apresentando como sendo da Caixa.
Questionada sobre a grande quantidade de aplicativos de celular referentes a FGTS, o banco reitera que recomenda que os interessados só acessem o aplicativo oficial da Caixa. A maioria dos apps fornece informações e notícias já veiculadas sobre o assunto, mas alguns possibilitam o acesso ao saldo e extrato do FGTS.

FONTE: O CORREIO/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário