Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




Quem quiser relembrar os antigos carnavais de Boa Vista pode ir ao Pátio Roraima Shopping, no bairro Caumé, e conferir a exposição “Memórias de outros carnavais”. A Mostra conta com 11 painéis com 30 imagens que retratam a folia da década de 1940 a 1990, período em que a população boa-vistense se divertia com os tradicionais blocos de rua. A exposição começou no domingo, 12, e ficará disponível até 5 de março.
Desde 2014, a Prefeitura de Boa Vista e a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), promovem o carnaval da cidade no formato de blocos de rua. Carlos Alberto, chefe da Divisão de Patrimônio Histórico da Fetec, destacou que na gestão passada da prefeita Teresa Surita houve uma grande preocupação em resgatar a história e a tradição dos blocos de carnaval em Boa Vista.
“O bloco é o advento do sucesso. A preocupação da prefeitura é valorizar nossas tradições e costumes, nossa historiografia. E a exposição vem com essas 30 fotos contando cinco décadas para que a população entenda as raízes, onde e como começou. Esse valor, essa tradição e ensejo hoje se traduz na avenida Capitão Ene Garcês”, frisou Carlos.
Conheça um pouco da história
Os primeiros blocos de rua dos carnavais de Boa Vista surgiram na década de 40. Os pioneiros foram os blocos Corsário e Chitão. O ponto de encontro dos antigos grupos foliões era na esquina da Sebastião Diniz com a Jaime Brasil. Ali ficava Mangulão e Peteleco numa laje tocando as famosas marchinhas de carnaval, não tinha caixa de som, era tudo improvisado e ao vivo. Nas décadas de 50 e 60 continuou nesse ritmo com mais blocos participantes, entre eles o Bloco do Pó. Na década de 70, o carnaval em Boa Vista ganhou formosura com a criatividade do comunicador Laucides Inácio de Oliveira e a parceria de Jauber Xaud.
Jauber deu início ao concurso para escolha das rainhas do carnaval e Laucides começou a decorar a Jaime Brasil, criando um ponto de encontro com arquibancadas, música e som. Isso fortaleceu as raízes da tradição que começou na década de 40. A partir da década de 90, os eventos começaram a abrir espaços para as escolas de samba, fazendo com que a tradição dos blocos fosse para os clubes. Os desfiles de escolas de samba duraram até pouco tempo. Em 2014, a Prefeitura decidiu resgatar a festa de carnaval com blocos de rua, o que tem agradado o público e por isso se perdura até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário