Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




A Secretaria Municipal de Saúde começou a cadastrar nesta segunda-feira, 13, na Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF), os pacientes diabéticos que utilizam as insulinas humanas NPH e Regular. A medicação era ofertada somente pelo Estado e agora a rede municipal passará a ofertar tanto os medicamentos como os insumos. Mais de 100 pessoas já foram cadastradas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Claudio Galvão, nesse primeiro momento, os pacientes serão acolhidos pela SAF e depois receberão os materiais nas unidades básicas de saúde. "Eles estão recebendo orientações e material informativo para o acompanhamento adequado, com seletor de locais para a aplicação do medicamento e caderneta para anotação da glicemia ao longo do dia, além dos medicamentos", disse.
Para fazer o cadastro é necessário levar documento de identidade com foto, CPF, cartão SUS, comprovante de residência, a receita ou laudo médico. "É muito importante que o paciente apresente a receita ou o laudo médico e a documentação necessária no momento do cadastro. Em seguida receberá as insulinas e os insumos necessários para o consumo de 30 dias e será encaminhado para a unidade básica mais próxima da sua residência, onde receberá os materiais posteriormente", explicou Moyses Humberto Carvalho de Oliveira, superintendente de assistência farmacêutica.
O serviço estará sempre disponível pela SAF, então não há necessidade das pessoas correrem para fazer o cadastro. A servidora pública, Marinete Sobreiro, de 53 anos, ficou satisfeita de receber os materiais. "Muito bom esse programa de acolhimento, além dos medicamentos e materiais ainda recebo um seletor de locais para aplicação da insulina", disse.
Todas as Unidades Básicas de Saúde disponibilizarão as insulinas e insumos para distribuição ao paciente, porém, é necessária a efetivação do cadastro na SAF. A Superintendência de Assistência Farmacêutica fica localizada na Rua Valério Magalhães, nº 902, bairro São Francisco, em frente ao Núcleo de Reabilitação da Unimed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário