Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




A governadora Suely Campos assinou nesta quinta-feira (2), o decreto oficializado a 1° Conferência Estadual de Saúde da Mulher, evento que será realizado entre os dias 7 e 9 de junho, com o tema "Saúde das mulheres: Desafios para a integridade com equidade”.
O evento tem o objetivo de propor orientações para a melhoria na prestação dos cuidados à saúde da mulher, tanto em âmbito estadual, como nacional.
Antes da Conferência Estadual, serão realizadas duas reuniões regionais, uma englobando a região Norte do Estado e outra englobando a região Sul. Já entre os dias 1 e 4 de agosto, acontece a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde e que vai reunir representantes de 27 Estados, mais o Distrito Federal, onde será sediado o evento.
Conforme a secretária executiva do CES (Conselho Estadual de Saúde), Telina Coelho, após a assinatura do decreto, o objetivo é focar nos preparativos da conferência e seus resultados. “Agora que o decreto foi assinado, o CES está organizando o evento e buscando parceiros que também trabalham com políticas públicas voltadas as mulheres. Esperamos também conseguir levar propostas válidas a Brasília, na Nacional”. 
Segundo o Conselho Nacional de Saúde, o objetivo é implantar a Atenção Integrada à Saúde das mulheres, abrangendo políticas de equidade, ou seja, fazendo que a saúde nacional atenda com a mesma igualdade a população negra, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), em situação de rua e de campo, evitando problemas como o racismo e discriminação por orientação sexual.
Conforme está previsto na Constituição Federal de 1988 e nas Leis 8.080 de 19 de setembro de 1990 e 8.142 de 28 de dezembro de 1990, é fundamental que se garanta a saúde da mulher como um direito, através da promoção da igualdade social e da cidadania, com diretrizes para políticas públicas nesta área que efetivem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
VIGILÂNCIA - A governadora Suely Campos também convocou a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, entre os dias 27 e 29 de junho, em Boa Vista. As etapas preparatórias da Conferência serão realizadas entre 22 de junho a 31 de agosto.
No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário