Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad



A Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas – SMAI foi parceira da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária – MAPA no 68º Seminário de Agronegócio para Exportação – AgroEx.
O evento aconteceu no auditório do Pronat, na Universidade Federal de Roraima. A proposta do AgroEx foi de discutir estratégias para o aumento da inserção do agronegócio brasileiro no mercado internacional, além de disseminar informações estratégicas para exportação do agronegócio, buscando a maior integração das cadeias produtivas.
Estiveram presentes autoridades do setor público nos segmentos de agronegócio, comércio exterior, relações internacionais e também pequenos, médios e grandes produtores rurais no Estado de Roraima que participaram de palestras com temas como: Desafios e oportunidades do agronegócio nacional, aspectos burocráticos do trâmite aduaneiro e ferramentas de busca de informações sobre mercados em potencial. Houve também a apresentação de um caso de sucesso do Grupo Veber, pioneiro no plantio de soja em Roraima.
O superintendente do MAPA Plácido Alves destacou que o Estado de Roraima possui uma vocação natural para vencer desafios no que diz respeito à agropecuária. “Fiquei muito feliz de ver os produtores rurais participando do evento, uma vez que nós temos muito a contribuir com esses produtores, acredito que possamos fazer um trabalho diferenciado em se tratando do potencial que Roraima tem para o agronegócio. Basta unirmos forças, trabalharmos em conjunto para agregar valor e verticalizar a produção gerando riqueza e renda”, frisou.
Matheus Veber, proprietário da Ouro Verde Agropecuária disse que Roraima é um estado novo no que diz respeito ao agronegócio e muitas oportunidades ainda estão surgindo. “Entre as vantagens que temos com relação ao restante do país estão o sol o ano todo, ausência do vazio sanitário, ausência da entressafra, ou seja, podemos plantar o ano todo, concluindo assim que o estado de Roraima tem ambientes propícios para tudo isso”, enfatizou.
O Secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas Marlon Buss destacou que é necessário que os produtores em Roraima se organizem para definir em qual linha de trabalho seguir. “Nós temos culturas muito bem definidas e que são à base da produção, que são a soja e o milho, mas também temos outras alternativas. O evento de hoje é para mim um dos mais importantes já realizados em Roraima, pois aqui poderemos entender como nos posicionar frente ao mercado consumidor, de fato foi muito proveitoso”, concluiu.
Para o vice-prefeito Arthur Henrique, a parceria já tem uma grande importância a partir da realização do evento, uma vez que vários órgãos se unem em prol de uma causa importante que é o agronegócio no município e no estado. “Ao virem especialistas de fora, os produtores ganham experiências e conhecem novas oportunidades e podemos destacar nossa posição geográfica muito favorável ao agronegócio. A prefeita Teresa Surita tem um olhar especial para esse setor em busca de desenvolver Boa Vista e transformá-la em um município exportador”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário