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O estudo técnico que propõe a criação de condições institucionais e legais para a implantação de um novo conceito de logística de transporte para o País, a partir da produção agrícola dos portos das regiões Sul e Sudeste para os portos da região Norte do Brasil, resultou num livro publicado no final de 2016 pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes). O lançamento em Roraima aconteceu na tarde desta quinta-feira, 8, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Em “Arco Norte: um desafio logístico” é possível acompanhar o trabalho realizado pelo Cedes, cuja relatoria é de responsabilidade do deputado federal Remídio Monai (PR/RR). “O olhar para a região Norte precisa ainda ser ampliado e priorizado, acredito que, com este estudo vamos conseguir resolver os principais gargalos que dificultam e encarecem o escoamento da produção dos estados do Norte do País”, destacou o deputado.
O sonho de ver o Estado de Roraima interligado com o restante do país via terrestre, por meio da BR-210, que atualmente termina no município de Caroebe pode virar realidade. São 520 quilômetros de rodovia, que precisam de pavimentação, nos trechos que ligam Caroebe a Óbidos, no Estado do Pará. “A integração da Região Amazônica é determinante para garantir o desenvolvimento local e a BR-210 cumpre este papel, o da integração. Além de promover o desenvolvimento da região, a mudança vai reduzir os custos dos exportadores com transporte devido à maior proximidade com o mercado externo, aumentando a competitividade dos produtos brasileiros lá fora”, afirmou o relator do estudo.
“É necessário planejar o país, precisamos acreditar que juntos podemos promover os avanços almejados. Este estudo é parte deste sonho, o sonho de todos que hoje estão presentes aqui na Assembleia, parlamentares, empresários, produtores, estudantes e cidadãos roraimenses. Muitos chegam a falar que sonho alto, por defender a interligação dos estados do Pará a Roraima, pela BR-210 e continuo afirmando que precisamos começar a trabalhar”, ressaltou Remídio.
A implementação da proposta, no entanto, depende de uma série de mudanças na legislação e da realização de diversas obras pelo poder público para a integração de rodovias, hidrovias, ferrovias e portos, entre elas, a implantação e pavimentação da BR-210 (AP/PA/RR). Durante o evento foi apresentado dez proposições legislativas anexadas ao estudo do Arco Norte que, de acordo com o relator, vão facilitar as licitações, as licenças ambientais e outros gargalos que impedem o desenvolvimento da região.
O projeto também prevê um acordo de cooperação internacional com a Guiana para pavimentação e construção de pontes num trecho de 454 km da estrada entre Boa Vista e a cidade de Georgetown, além da construção de um moderno porto, que propiciará acesso privilegiado aos mercados da Comunidade do Caribe (CARICOM), América do Norte, Europa e Ásia. O deputado estadual Jânio Xingu, segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, ressaltou a importância da construção da rodovia. “Roraima é um trevo internacional, de um lado temos a Guiana e de outro temos a Venezuela, portanto a construção da estrada que liga Boa Vista à Georgetown vai engrandecer ainda mais Roraima e alavancar a economia do Estado e do País”.
Para o secretário de Gestão de Programas de Transportes, do Ministério dos Transportes, Luciano Castro, essa “integração de todas as rodovias da Região Norte, com vistas a estabelecer corredores logísticos para o escoamento da produção é possível”. O secretário afirmou que até o final deste ano de 2017 será entregue o projeto do asfaltamento de Caroebe até a Usina Hidrelétrica de Jatapú. “Concluindo esse asfalto, certamente até o próximo ano, a parte de Roraima estará pronta e aí precisará viabilizar a parte do Estado do Pará, até Santarém. Não é fácil, é uma área de muita interferência ambiental, nós temos que ser cuidadosos, mas é uma saída importante para nós, integrar Roraima com o Pará e com o restante do País”, disse.
“Se considerarmos toda a produção do País, 80% vai para a região Sul e Sudeste, e a gente sabe do potencial que tem na região Norte, basta investirmos na infraestrutura”, declarou o diretor geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Valter Casemiro. Para o diretor do Dnit, a região tem um potencial enorme, com uma grande quantidade de hidrovias, que facilitariam o escoamento da produção, diminuindo o custo Brasil. “Essa interligação vai facilitar toda a produção aqui dos estados de Roraima, Pará e Amapá, diminuindo o custo para o deslocamento e facilitando que o produtor possa aumentar a área de desenvolvimento econômico”, concluiu Casemiro.
Durante o evento foram ministradas palestras a respeito do tema Arco Norte, entre elas “O Estudo sobre o Arco Norte”, com Rodrigo Borges, consultor da Câmara dos Deputados; “Investimentos do Ministério dos Transportes em Roraima”, com Luciano Castro, do Ministério dos Transportes; “Os investimentos do DNIT para viabilizar o Arco Norte”, com Valter Casimiro, diretor geral do DNIT; e “A Infraestrutura Brasileira a Serviço o Desenvolvimento Social e Econômico”, com Marcelo Perrupato, diretor empresarial da ABCE – Associação Brasileira dos Consultores de Engenharia.
Também estiveram presentes no lançamento, autoridades locais, empresários, representantes da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), da Superintendência de Desenvolvimento do Amazonas (Sudam), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), de organizações e de instituições interessadas no tema.

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