Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Publicidade

Ad



Em sessão realizada na manhã desta segunda-feira, 5 de junho, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), por maioria, julgou procedente a Representação n.º 1658-26 – Captação Ilícita de Sufrágio (compra de votos), movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), e cassou o mandato do deputado estadual Masamy Eda (PMDB), com fundamento no art. 41-A da Lei 9.504/1997. Além disso, os juízes aplicaram uma multa no valor de 50.000 UFIRs. A decisão não tem efeito imediato e o parlamentar pode recorrer no prazo de três dias, contados a partir da publicação do acórdão.
Masamy Eda é acusado de prometer vantagens a eleitores, com a finalidade de obtenção de votos nas eleições gerais de 2014. Segundo a denúncia do MPE, o parlamentar ofereceu cheques no valor de R$ 100,00 a eleitores em troca de votos no pleito eleitoral, não exigindo qualquer contraprestação laboral na campanha, mas apenas o desvirtuamento de seus votos, e, em alguns casos, a assinatura de um “contrato de prestação de serviço em campanha eleitoral” em branco.
Outra condenação - O Pleno do TRE-RR também julgou, por maioria, procedente a Representação 17-66 - Captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral, movida pelo MPE, baseada nos mesmos fatos e com fundamento no art. 30-A, da Lei 9.504/97, e cassou o mandato do deputado estadual Masamy Eda, além da aplicação de multa no valor de 50.000 UFIRs.
Nas duas representações, votaram pela improcedência do pedido os juízes Rárison Tataíra e Rozane Ignácio. Votaram pela procedência da ação os juízes Alexandre Magno (relator), Jésus Nascimento, Graciete Sotto Mayor e Igor Itapary. Conforme a legislação, a presidente só é obrigada a votar em caso de empate. No entanto, a presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, votou a favor da cassação.

FONTE: Secom TRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário