Tudo sobre o estado de Roraima e o Brasil

Publicidade

Ad




A odontóloga Yasmin Bastim, 25 anos, foi aprovada no mestrado em odontologia na área de concentração em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Araçatuba - FOA/Unesp, São Paulo. O curso começa dia 05 de março ela terá o tempo máximo de dois anos para cumprir as atividades.
Ela fez graduação na Faculdade Cathedral e concluiu o curso em julho do ano passado. “A bagagem de conhecimento adquirido na graduação foi fundamental nessa conquista, pois tive o privilégio de ter professores que me estimularam a estudar, trocaram suas experiências profissionais comigo e me serviram de guia para concluir com êxito a minha jornada acadêmica”, disse.
A futura cirurgiã dentista deverá desenvolver a linha de pesquisas ‘Aspectos que interferem no planejamento em cirurgia ortognática’ ou ‘ Processo de reparação do tecido ósseo em diferentes métodos de osteotomia e síntese’. Ela revela que a expectativa em relação ao desenvolvimento do projeto é grande. “Será tudo novo. Conheço as linhas de pesquisa, mas ainda não sei detalhes do projeto. No momento estou preparando o corpo e a mente para um trabalho pesado”, comentou.
Yasmin contou que no início da graduação já tinha interesse pela área da cirurgia. Foi no quarto semestre que começou as atividades de monitoria, onde foi monitora de anatomia geral, anatomia de cabeça e pescoço, anestesiologia, cirurgia e estágio supervisionado (área de cirurgia). “Durante o sexto semestre até o final da graduação participei de estágios extramuro nos hospitais de Boa Vista e nos projetos de extensão: CASAI/DSei-Yanomami e Anatomia e Odontologia Legal no IML (Instituto Médico Legal) no último ano”, ressaltou.
A estudante explicou que o processo de seleção teve as seguintes etapas: prova escrita com nota de corte de 7,0, entrevista e análise curricular. As etapas foram realizadas no mesmo dia com prova escrita pela manhã, entrevista e análise curricular de tarde. “A prova escrita é ponto fundamental, pois se você não tem 70% de acerto no conteúdo de Cirurgia Buco-maxilo-facial, você já é eliminado. É um momento chave. Depois vem a entrevista com a análise de currículo. Daí, é importante ter um currículo bem formado”, contou.
De Roraima, ela está no seleto grupo como uma das poucas profissionais da área que ingressa no mestrado, Yasmin incentiva os estudantes que desejam sair da graduação e ir direto para o mestrado e, futuramente, doutorado. “Primeiro é ter fé e acreditar no seu potencial. Estudar muito. E depois, estudar mais. É importante pensar durante a graduação na especialidade que você quer e se for um mestrado e doutorado, você deve ter foco no seu objetivo, pesquisar as possíveis universidades e não desistir no primeiro insucesso. Me sinto honrada em levar o nome do meu estado e da Cathedral para uma das maiores universidades do país”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário